8 Características que um bom guarda-redes deve ter
- Ana Rita Sousa
- 24 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de fev. de 2020
Apesar de serem injustiçados dentro de campo, os guarda-redes são tão importantes quanto os restantes companheiros de equipa. Não recebem tanto crédito quando a sua equipa vence, sendo muitas vezes os responsáveis quando esta perde.
Quando fazem uma boa defesa, uma bola difícil de defender, existe uma tendência para as pessoas dizerem que estão apenas a fazer o seu trabalho, porém, quando falham são logo acusados do erro, e são chamados de frangueiros e outras piadinhas comuns no futebol. Levar a vida de guarda-redes não é fácil pois, muitas vezes, são os primeiros a chegar aos treinos e os últimos a sair. Saiba um pouco mais sobre as suas 8 principais competências.
As 8 competências mais importantes que um guarda – redes deve ter para ser na sua posição são:
Confiança: Afigura-se um pouco inevitável, mas um grande guarda-redes não pode ter medo de ir contra os outros jogadores. O contacto físico, até o mais bruto, faz parte do jogo. Atirar-se aos pés de um atacante que está prestes a dar um chuto é essencial em várias ocasiões de jogo. Por esta razão um bom guarda-redes deve ter confiança nele;
Posicionamento: um dos fatores menos valorizados mas extremamente importante na tomada de decisão por parte de um bom guarda-redes. Pode proporcionar uma boa defesa mas por outro lado pode originar uma situação de golo ou ate mesmo um golo devido ao mau posicionamento por parte do guarda-redes;
Segurança: Não existe nada mais eficaz e útil do que um guarda-redes que prefere uma defesa segura do que uma “defesa para a fotografia” pois os melhores guarda-redes são aqueles que demonstram segurança nas tomadas de decisão e por essa razão pode originar golos ou a quebra de confiança por parte da equipa;
Leitura de Jogo: No futebol atual considera-se um guarda-redes praticamente um libero devido a subida do bloco defensivo e ao momento de saída para o ataque visto que um guarda-redes deve ter uma boa visão de jogo. Mas não é só nesta situação em particular em que o guarda-redes deve ler o jogo, existe outras situações em que o mesmo deve ler o jogo como ler onde é que a bola vai cair, passes atrasados, saídas dos postes e reposições da bola no terreno de jogo;
Reflexos/Agilidade: Talvez o fator mais claro que um guarda-redes deve ter, pois é aqui que entram as defesas mais vistosas e os lances mais difíceis. Muitas são as situações em que estes jogadores fazem excelentes bloqueios devido à sua agilidade e capacidade de resposta rápida.
Comunicação: Sempre que o guarda-redes vê um colega de equipa que vai ser ultrapassado ou vê um adversário a desmarcar-se para receber a bola, avisa os colegas de equipa que prontamente reagem à situação. Funciona como um conselheiro no jogo, ajudando os colegas de equipa a fechar espaços que estão abertos, impedindo a equipa de ser surpreendida. Com o tempo, o guarda-redes aprende a avisar os colegas, melhorando a postura defensiva da sua equipa. DICA 1: Intensidade DICA 2: Duração DICA 3: Especificidade
Técnica: A capacidade de leitura de jogo e gestão do espaço, a técnica de lançamento com as mãos e pés, as situações de 1xGR, a saída a bolas altas com receção ou afastar, ou aquelas saídas a atacar uma bola baixa antecipando ao adversário e as saídas em voo afastando a bola com os punhos são as intervenções técnicas mais importantes num jogo de futebol atualmente.
Jogo de Pés: É uma das coisas que distinguem um guarda-redes bom de um razoável pois quando lhe passam a bola, é bom que saiba fazer um passe de qualidade para um jogador da sua equipa visto que esta numa posição privilegiada – de frente para o jogo.
O guarda-redes pode começar um contra-ataque rápido pontapeando ou lançando uma bola longa ou ajudar na posse de bola jogando curto e preferencialmente para os pés.
Ele deve ser capaz de fazer isto com as suas mãos mas também com os pés. Nos últimos anos as regras têm sido alteradas para limitar a intervenção do guarda-redes e forçá-lo a adaptar-se, desenvolvendo uma boa habilidade de campo, bom toque de bola, e também a aptidão para pontapear a bola sob pressão.
Embora o guarda-redes tenha privilégios especiais e necessite de treino especial, devemos ter a certeza de que há unissonância na equipa para todas as posições incluindo o guarda-redes, devendo haver interligação entre este e os restantes jogadores de campo. O treino dos guarda-redes em “ilha” separada, ou seja, isoladamente, tem as suas vantagens mas não o desenvolve totalmente para atingir o potencial máximo.
Aconselhamos um padrão de execução em que o guardião jogue o jogo. O jogo é o melhor treinador de guarda-redes. Um grande guarda-redes deve ser um estudante de futebol se quiser ser verdadeiramente vitorioso.
Guarda-Redes; Confiança; Posicionamento; Segurança; Leitura de Jogo; Reflexos/Agilidade; Comunicação; Técnica; Jogo de Pés
Comentários